Noticia

Evento em Curitiba reunirá profissionais da Assistência Social

Objetivos englobam debater sobre desafios e identificar demandas na atuação

Atualizado em 24/07/2017

 

No próximo dia 26 de julho, profissionais que atuam nos equipamentos de Assistência Social se reunião em Curitiba para debater os desafios enfrentados nos equipamentos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Com o aumento no número de Psicólogas(os) nestes espaços, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) pretende pensar sobre essa realidade e lançar um olhar de cuidado para as(os) profissionais que atuam de maneira direta com as pessoas mais vulneráveis. “Essa oficina vai lançar perspectivas para uma prática crítica e competente dos Psicólogos nas mais diversas áreas da Assistência Social”, explicou o Conselheiro Luciano Bugalski, coordenador da Comissão de Psicologia na Assistência Social. “Nossa expectativa é promover um espaço para discutir as práticas profissionais nas diversas possibilidades de atuação no SUAS. Queremos proporcionar também um espaço para troca de experiências e vivências para os participantes e obter mais informações sobre os principais desafios encontrados para pautar nossos próximos eventos”.

 

Programação

O evento acontecerá durante todo o dia 26 na sede do CRP-PR, em Curitiba, e contará com palestras e oficinas. Pela manhã, a Psicóloga e analista de Políticas Públicas Carla Andrea Ribeiro (CRP-04/17713) falará sobre “A inserção da(o) Psicóloga(o) no SUAS: pressupostos históricos e implicações”; já Nadir Lara Junior (CRP-08/24645), doutor em Psicologia Social, será responsável por expor os “Dilemas da atuação do(a) Psicólogo(a) Social no SUAS”.

À tarde, os participantes participarão de uma oficina com os seguintes temas: atuação da(o) Psicóloga(o) no CRAS; interface com o Judiciário e com o Ministério Público; benefícios eventuais/programas sociais; famílias/fortalecimento de vínculos; Psicóloga(o) na Medida Socioeducativa; geração de renda; organização comunitária; participação nos Conselhos; e multidisciplinaridade. Haverá, ainda, uma sessão de Psicodrama com a participação da Cia Teatro para a vida – Teatro espontâneo da Casa João de Barro.          

 

Carla Andrea Ribeiro (CRP-04/17713) possui graduação em Psicologia, especialização em Gestão de Projetos, certificação PMP - Project Management Professional/PMI e mestrado em Ciência da Informação pela UFMG. Atualmente é analista de políticas públicas e Psicóloga na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência em monitoramento e avaliação, gestão de políticas públicas, com ênfase na assistência social, esporte e lazer, e gestão de projetos. Estuda e ministra aulas: sistema de informação, monitoramento e avaliação, planejamento e gestão de políticas públicas para os seguintes segmentos/setores: saúde, assistência social, informação e gestão de projetos.

 

Nadir Lara Junior (CRP-08/24645) é pós-doutorando no Departamento de Psicologia Clínica da USP, mestre e doutor em Psicologia Social pela PUCSP. Realizou estágio de doutorado na Manchester Metropolitan University e atuou em projetos de educação. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Social, Psicanálise, Teoria Política, Educação e Saúde Coletiva.

 

As inscrições para o evento deverão ser realizadas pelo gestor municipal da assistência social mediante comunicação institucional.