Noticia

Confira como foi a III Jornada de Avaliação Psicológica, realizada no último fim de semana

Evento contou com a participação de Psicólogas(os) renomadas(os) no cenário da Avaliação Psicológica

Atualizado em 26/06/2017

 

Com o tema “Desafios para Práticas Emergentes”, a III Jornada de Avaliação Psicológica contou com a presença de diversas(os) Psicólogas(os) no último fim de semana, nos dias 09 e 10 de junho, na FAE, em Curitiba.

No primeiro dia do evento foram realizadas várias oficinas, com temas como Avaliação Psicológica Infantil, Avaliação Neuropsicológica, Avaliação de Porte de Armas, Avaliação Psicológica no Trânsito e Avaliação Psicológica no Contexto Organizacional e do Trabalho.

Railane Milena Krueger, que está cursando o terceiro período de Psicologia na Universidade Tuiuti, participou da oficina de Avaliações Pré-Cirúrgicas (para cirurgia bariátrica e processo transexualizador). Para ela, as oficinas são um modo de se atualizar. “Acho muito interessante e importante ter as oficinas, porque vivendo no mundo que a gente está, acontece tudo muito rápido, tudo está sempre mudando. Às vezes eu penso que o que eu aprendi na aula do mês passado já é muito ultrapassado”, diz a estudante.

Também no primeiro dia foram realizadas palestras sobre os “Testes Informatizados”, com a Psicóloga Ana Carolina Z. Fernandes (CRP-08/21158) e sobre a “Avaliação Psicológica do Idoso”, com o Psicólogo Rodrigo Jorge Salles (CRP-06/110220). Salles abordou os principais objetivos, benefícios e justificativas para realizar a Avaliação Psicológica com idosos, destacando as particularidades metodológicas desse processo e fazendo uma síntese dos principais transtornos mentais que acometem essa população.

No sábado, segundo dia da jornada, o Fórum dos Professores de Avaliação Psicológica deu início às atividades; depois foram realizadas rodas de conversa com as Comissões Especiais do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) sobre a Avaliação Psicológica. Com o tema “Avaliação Terapêutica”, a Psicóloga Anna Elisa de Villemor do Amaral (CRP-06/12265) palestrou sobre as características da avaliação terapêutica, que, segundo ela, tem como ênfase a experiência e as devolutivas durante o processo avaliativo, o chamado Psicodiagnóstico Interventivo, dando sempre atenção à perspectiva do paciente.

Após a palestra, houve o lançamento do livro “Perícia Psicológica no Contexto do Trabalho”, do Psicólogo Roberto Moraes Cruz (CRP-12/01418). Ao final do evento aconteceram a mesa-redonda sobre o “Contexto atual da Avaliação Psicológica” e a palestra “Uso Privativo de Testes Psicológicos”, com o Psicólogo Sérgio Eduardo Silva de Oliveira (CRP-01/19894), que tratou dos impactos que as resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) têm sobre a atuação da(o) Psicóloga(o) referentes à privatização dos testes psicológicos. Além disso, a fala abordou também as diferenças entre a lei de regulamentação da profissão e a resolução de regulamentação de uso dos testes psicológicos.

 

Para ver todas as imagens da Jornada, acesse o Flickr clicando aqui.