Noticia

Campanha do Laço Branco visa ao fim da violência contra a mulher e equidade de gênero

Data é necessária para fomentar o debate público e para aumentar o empoderamento feminino

Atualizado em 13/12/2017

 

“Sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, atuando em consonância com as ações dos movimentos de mulheres, feministas e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e justiça social.” Este é o objetivo da Campanha do Laço Branco, centralizada neste 06 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

A data é importante por dar visibilidade a um problema ainda muito presente na sociedade, reforçando a necessidade de enfrentar os estereótipos masculinos e femininos nocivos – “homem é durão” e “mulher é frágil”, por exemplo – que acabam perpetuam a desigualdade de gênero e suscitam diversas violências contra a mulher.

Dados da pesquisa “Precisamos Falar com os Homens?”, publicada em 2016 pela ONU Mulheres, mostrou que uma em cada três mulheres sofre violência de algum homem ao longo da vida. Da pesquisa criou-se um documentário – você pode assisti-lo aqui.

Todos os esforços se juntam pela mudança desse comportamento machista e agressivo; para isso, destaca-se a necessidade do engajamento masculino e de uma reformulação na educação interna, social, familiar e até mesmo empresarial.

Por entendermos que as conquistas femininas são viabilizadas a partir da conscientização de que a misoginia precisa acabar, a data é extremamente necessária para fomentar o debate público sobre essas questões e para aumentar o empoderamento feminino.

 

Campanha do Laço Branco

No dia 06 de dezembro de 1989, um rapaz invadiu uma escola politécnica canadense, em Montreal, pediu para que todos os homens da sala se retirassem e abriu fogo contra 14 mulheres, assassinando-as. Ele se suicidou em seguida; em uma carta deixada, disse que cometeu o crime por não suportar ver mulheres estudando engenharia, curso tipicamente masculino.

A partir dessa tragédia, a população canadense se mobilizou e criou a Campanha do Laço Branco. No Brasil, a data oficial foi instituída pela lei nº 11.489/2007.

 

Leia também: Em Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, Psicóloga fala sobre atendimento psicológico

Saiba mais: Campanha do Laço Branco – site oficial